Isea recebe homenagem na abertura da Semana Nacional de Humanização do SUS

abertura_humanizacao_susO Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) recebeu nesta segunda-feira, 07, a menção honrosa do Concurso Cultural “Somos parte do SUS que dá certo”, pelo projeto Humanização do Parto, desenvolvido pela maternidade pública de Campina Grande. A premiação foi entregue pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, na abertura da Semana Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), em Brasília.

Durante a solenidade foi exibido o vídeo produzido pela equipe do projeto, coordenado pela médica Melânia Amorim, que mostra os detalhes do projeto do parto humanizado. Com duração de cinco minutos, a produção ficou em primeiro lugar na votação popular, feita via internet, através do site da Rede Humaniza SUS, concorrendo com 282 trabalhos de todo o país. O vídeo do ISEA recebeu 2.104 votos, o que representou 32,3% do total de 6,5 mil votos computados.

O ministro da saúde destacou o comprometimento da equipe do Isea e do Hospital de Doenças Tropicais de Goiânia (GO), segundo colocado no concurso. “Vimos aqui equipes que colocam os saberes a serviço da vida, de um cuidado que respeita o outro. Fico feliz que no Dia Mundial da Saúde a gente possa produzir essa reflexão”, afirmou Chioro. A premiação marcou as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde.

A secretária de saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, parabenizou a equipe do projeto e destacou a importância das estratégias de humanização dos serviços públicos de saúde no município. “A Casa da Gestante, inaugurada no ano passado, é um exemplo bem sucedido desse conceito humanizado que estamos levando para tanto para a rede hospitalar como para a Atenção Básica”, garantiu.

O Concurso Cultural “Somos Parte do SUS que Dá Certo” foi uma iniciativa do Ministério da Saúde, que fez parte das comemorações de 10 anos da “Política Nacional de Humanização” no SUS.  Os participantes deveriam enviar um vídeo, de até cinco minutos de duração, que apresentasse algum serviço ou iniciativa da saúde pública com resultados positivos, conforme as diretrizes da humanização do Sistema Único de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO