ISEA promove encontro de mães doadoras de leite materno

isea_maesAté a próxima sexta-feira, 24, a Paraíba comemora a I Semana Estadual de Doação de Leite Materno. O objetivo é divulgar o trabalho dos Bancos de Leite Humano do Estado, além de incentivar a doação. Em Campina Grande, o Instituto Elpídio de Almeida (Isea) realizou, nesta segunda-feira, 20, um encontro das mães doadoras do Banco de Leite da maternidade com as mães das crianças que estão recebendo ou já receberam o leite. O evento aconteceu durante a tarde no auditório do Isea, com oficinas sobre os cuidados no aleitamento materno e a importância da doação para os recém-nascidos.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Alane Tavares, o número de doadoras domiciliares do banco de leite da maternidade triplicou nos últimos meses. Em janeiro, quinze mulheres estavam cadastradas para doar o leite materno em casa e hoje são mais cinquenta doadoras. “No primeiro mês do ano conseguimos coletar cerca de 67 litros. Já em abril fechamos com mais de cem litros coletados, mas ainda precisamos incentivar a adesão de novas doadoras”, explicou.

A empresária Maria Helena Di Pace foi uma das mães que participaram do encontro no Isea. Ela conta que o filho nasceu prematuro e precisou tomar o leite de uma das mães doadoras. “Meu filho nasceu com pouco mais de um quilo e, dois meses depois, já pesava mais de três quilos, só se alimentando do leite materno. Por isso, quando passei a amamentar, também resolvi doar para ajudar aquelas mães que ficam nas UTI’s angustiadas com dificuldade na amamentação dos filhos”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Derks, também esteve presente no evento e destacou a importância da amamentação para o crescimento saudável da criança.  “O leite materno é a primeira vacina da criança. Com ele, o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, alergias e diarréias”, informou.

Além da secretária, também participaram do encontro a diretora da maternidade, Marta Albuquerque, e a primeira-dama do município, Micheline Rodrigues, que recebeu o título de Madrinha do Banco de Leite Humano do Isea. “É uma honra receber essa homenagem, como também aumenta ainda mais a minha responsabilidade e a do prefeito Romero Rodrigues com a humanização e a qualidade da rede de atenção neonatal de Campina Grande”, agradeceu a primeira-dama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO