ISEA inaugura Casa da Gestante e nova enfermaria nesta quinta

casa_bebeCom a proposta de humanizar e melhorar o atendimento no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando o número de leitos na maternidade pública. Ainda este mês, o estabelecimento de saúde passará a contar com uma nova enfermaria, com doze leitos, além da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que terá capacidade para atender até vinte parturientes. Com a entrega dos novos serviços, que vai acontecer às 10h desta quinta-feira, 26, o Isea vai ampliar sua capacidade de 118 para 150 leitos.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, a nova enfermaria vai funcionar como sala de observação pós-cirúrgica, num espaço onde antes existiam salas do setor administrativo do Isea. “Fizemos um redimensionamento do espaço e conseguimos transformá-lo numa enfermaria qualificada e com ambiente humanizado. A orientação do prefeito Romero Rodrigues é no sentido de darmos continuidade a estas ações para humanizar cada vez mais o atendimento na maternidade”, explicou.

Quanto à Casa da Gestante, a secretária informou que o serviço vai funcionar em uma residência alugada a poucos metros do Isea, na Rua João da Mata. A iniciativa, segundo ela, faz parte das ações municipais da Rede Cegonha. “Trata-se de uma unidade para acolhimento, orientação, cuidado e acompanhamento de gestantes, puérperas e recém-nascidos de risco que demandam atenção diária em serviço de saúde de alta complexidade, mas que não exigem internação hospitalar”, esclareceu.

Ainda de acordo com a secretária, a Casa Gestante vai acolher, principalmente, gestantes, bebês puérperas de outros municípios, que não podem retornar ao seu domicílio no momento de pré-alta. “Aquela mãe de fora que está com o bebê internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal ou que necessite de informação, orientação e treinamento em cuidados especiais com seu bebê, também será acolhida”, garantiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO