II Semana do Bebê terá “Noite de Ninar” neste sábado

janineA II Semana do Bebê de Campina Grande está entrando na reta final, mas ainda tem muitas atividades neste final de semana. O encerramento da mobilização vai contar com ações de rua e shows culturais. Neste sábado, será realizado o espetáculo “Noite de Ninar” no Teatro Municipal Severino Cabral. Diversos artistas vão se revezar no palco para relembrar cantigas de ninar e resgatar músicas infantis antigas. Confirmaram participação nomes como Heloísa Olinto e Tina Dias. O show começa a partir das 17 horas e a entrada é um 1kg de alimento não perecível.

Quem também vai participar da “Noite de Ninar” é a cantora e uma das organizadoras da II Semana do Bebê Janine Lima. Segundo ela, a proposta do evento é mostrar os benefícios que as canções trazem para o fortalecimento do vínculo entre as mães e os bebês. “Os estímulos sensoriais estão associados a momentos de tranquilidade e afetividade. A música pode exercer grande influência no estado de espírito do recém-nascido, que, com ajuda da mãe, consegue relacionar os sons à ideia de calma e proteção”, explicou.

De acordo com a diretora municipal de Atenção à Saúde, a pediatra Giovanna Cordeiro, durante a gestação, a música também pode ajudar a relaxar e a diminuir a ansiedade da mãe. Ela disse ainda que a música ainda pode contribuir para a recuperação de bebês prematuros, auxiliando no desenvolvimento cerebral da criança. “Nos primeiros anos de vida, a música é um aliado no desenvolvimento da capacidade auditiva. Ela estabelece um meio de comunicação entre a mãe e o bebê, facilitando o desenvolvimento cognitivo, e estimula o desenvolvimento da alfabetização e a noção de ritmo”, esclareceu.

Segundo especialistas, as músicas que imitam os timbres de caixinhas de música promovem o relaxamento da criança com mais facilidade. A recomendação para os pais é que deixem os filhos brincar com instrumentos musicais, como o xilofone, chocalho e tambor. As crianças que aprendem a tocar algum instrumento, como violão ou piano, por exemplo, têm mais facilidade com o raciocínio lógico e matemático. Outra dica é criar uma associação entre uma música e a hora de dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO