Hospital da Criança realiza seminário sobre ética e comunicação na saúde

sem_hospital_criancaTeve início nesta segunda-feira, 25, o I Seminário sobre Comunicação e Ética na Saúde, realizado pelo Hospital Municipal da Criança e do Adolescente de Campina Grande. A atividade, que está acontecendo no auditório do hospital, tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde que atuam no serviço. Hoje pela manhã, eles puderam participar de uma palestra com médico e professor Edmundo Gaudêncio, que falou sobre a “Comunicação no Contexto da Saúde”.

Durante a palestra, o psiquiatra explicou a importância da comunicação na relação entre o profissional de saúde e o paciente. Segundo ele, é preciso que os profissionais adotem uma linguagem clara e objetiva durante os atendimentos para que o usuário do sistema de saúde compreenda o tratamento da forma correta.

“É comum, encontrar, por exemplo, pacientes que não entendem expressões como ‘uma colher de sopa’, quando o médico receita um medicamento. Imagine se vão conseguir compreender os famosos jargões médicos”, chamou a atenção. Edmundo Gaudêncio também falou das questões éticas relacionadas à linguagem corporal no atendimento médico.

“É importante que o profissional saiba delimitar a zona de intimidade corporal. Durante uma consulta ou exame, o paciente deve ser comunicado previamente de que determinada parte do seu corpo será tocada e o porquê da sua necessidade. Da mesma forma, pode-se utilizar recurso de linguagem corporal para acolher o paciente, com um aperto de mão que passe segurança ou uma mão no ombro num momento de dor”, disse.

De acordo com a organização, o seminário terá continuidade nesta quarta-feira, 27, pela manhã, com oficinas sobre o tema do evento. “A proposta faz parte das ações de humanização do atendimento que vêm sendo implantadas no Hospital da Criança, além de contribuir para o processo qualificação e educação permanente dos nosso profissionais”, informou a diretora geral da unidade, Dagjane Martins Frazão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO