Gestores e técnicos participam de encontro sobre o PNLD

pnldGestores e técnicos de 21 escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem aos 3º e 4º ciclos participaram nesta quinta-feira (13) de encontro promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande para orientações sobre o Processo de Escolha do Livro Didático – PNLD 2014.

O evento aconteceu no auditório do CTE – Centro de Tecnologia Educacional Professor Severino Loureiro, contando com a participação da secretária executiva da Educação, professora Iolanda Barbosa, e da coordenadora geral de Educação, professora Maria Goretti de Lima.

O encontro foi realizado com o objetivo de esclarecer sobre a escolha do livro didático para os anos finais do Ensino Fundamental de acordo com as orientações emitidas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. As informações foram repassadas pela professora Vera Lúcia Passos.

A escolha das obras no Programa Nacional do Livro Didático é de responsabilidade de secretarias de educação, diretores, coordenadores e professores. Por isso, é necessário conhecer bem este processo para garantir que os livros didáticos selecionados realmente sejam adequados e atendam à necessidade daqueles que vão utilizá-los no ano letivo: professores e alunos.

O PNLD 2014 contempla coleções didáticas destinadas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental relativas aos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; História; Geografia; Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol).

É tarefa de professores e da equipe pedagógica analisar as resenhas contidas no Guia do Programa Nacional do Livro Didático, disponibilizado pelo FNDE, para escolher adequadamente os livros a serem utilizados no triênio. O livro didático deve ser apropriado ao projeto político-pedagógico da escola, aos perfis dos alunos e dos professores e à realidade sociocultural da instituição de ensino.

Após o processo de seleção realizado internamente por cada escola ou secretaria municipal de ensino, tendo em vista suas necessidades e anseios, a escolha das obras será concretizada pelo portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – www.fnde.gov.br – dentro do período determinado por esta organização, 2 a 12 de agosto de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO