Gestantes têm acesso à visita prévia em maternidades da Rede Cegonha

Gestantes_visita_previa_maternidadesA Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande garante às gestantes, que fazem o pré-natal na rede pública municipal de saúde, o acesso à visita prévia nas maternidades onde será realizado o parto. Essa estratégia tem como objetivo garantir o acolhimento prévio e esclarecer dúvidas das pacientes sobre o atendimento. A visita prévia é realizada nas maternidades do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), Clipsi e da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). As três maternidades são conveniadas ao SUS e integram a Rede Cegonha no município.

A cada semana cerca de 30 gestantes participam das visitas, que acontecem geralmente às terças-feiras. Quando a demanda aumenta, o serviço é estendido para às sextas-feiras. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde as gestantes fazem o pré-natal.

A primeira visita é marcada a partir do quarto mês de gravidez. A Secretaria de Saúde oferece o transporte, até á maternidade, e garante às gestantes o direito de levar um acompanhante. Elas são encaminhadas para a maternidade mais próxima da área onde residem, conforme a divisão dos seis Distritos Sanitários do município. No entanto, está assegurado à gestante o direito ao acolhimento em qualquer maternidade da Rede Cegonha.

De acordo com a secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, as visitas prévias são fundamentais para o esclarecimento de dúvidas, oferecendo maior segurança às gestantes. “É um espaço de orientação, informação e acolhimento, fortalecendo a importância do pré-natal. É a partir da visita que a gestante terá mais segurança para o parto, pois começa a ter um vínculo com o local onde será atendida”, explicou.

Durante as visitas, as gestantes são recebidas pelos profissionais de saúde da maternidade, que mostraram a sala de parto e o ambiente onde será feito o atendimento. As futuras mães recebem orientações sobre a documentação necessária e os objetos, de uso pessoal, que devem ser levados no dia do parto. A gestante tem a ainda o direito de indicar a pessoa que vai acompanhá-la no dia do parto.

Além da visita prévia, as gestantes cadastradas na Rede Cegonha recebem o acompanhamento contínuo, mesmo após o parto. Quando a parturiente recebe alta da maternidade, a equipe de serviço social da Secretaria de Saúde encaminha a informação às UBS para que seja feito o acompanhamento sistemático, na unidade, principalmente para bebês prematuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO