Ex-diretor da PF considera fundamental o Conselho de Segurança

Romero_palestra_consegEm palestra proferida na noite desta segunda-feira, 31, no auditório do SESC-Centro, o ex-diretor da Polícia Federal, Luis Fernando Corrêa, considerou fundamental o papel do Conselho de Segurança Comunitária de Campina Grande (CONSEG) para a mobilização e organização de toda a sociedade em busca de uma política pública na área de segurança capaz de atender às necessidades da realidade local.

Segundo ele, a questão da segurança é complexa, não existindo soluções mágicas para o problema. Diante disso, considera que o CONSEG cumpre a sua missão em reunir os mais diferentes segmentos sociais de Campina Grande em torno do debate transparente e aberto sobre a problemática da segurança pública.

Em sua visão, soluções na área de segurança só aparecem mediante a realização, inicialmente, de diagnósticos ou estudos científicos sobre o tema, o que, por si só, já exige a colaboração de universidades e instituições de pesquisa. A partir disso, conforme esclareceu, podem ser produzidas ou formuladas políticas públicas próprias e adequadas a cada realidade social.

“Em verdade, não devemos reproduzir em nossa comunidade modelos oriundos de outras regiões. Além disso, será sempre fundamental a mobilização de toda a sociedade, ou seja, a colaboração de todos os segmentos sociais em torno de políticas públicas eficazes para fazer frente às necessidades de segurança detectadas a partir de estudos e debates com a própria coletividade”, afirmou.

Para o ex-diretor geral da PF, todas as esferas administrativas – tanto em âmbito federal, estadual e municipal – devem convergir em torno de esforços comuns ou complementares destinados a garantir segurança ao cidadão. No caso específico dos municípios, Luis Fernando considera importante a adoção de medidas preventivas, sobretudo com projetos sociais destinados a valorizar e aperfeiçoar o pleno exercício da cidadania. “Muitos falam só em repressão, mas deve, isto sim, haver a combinação de repressão e prevenção. Este equilíbrio é o ideal”, afirmou.

Por sua vez, o presidente do CONSEG, Ronaldo Cunha Lima Filho, avaliou positivamente a realização desta primeira palestra com renomados especialistas na área de segurança, mesmo porque houve um grande debate, com questionamentos levantados pelo público que prestigiou o evento.

“O que nós queremos é justamente desenvolver o que bem ressaltou o ilustre palestrante: organizar e mobilizar a sociedade campinense em torno da cultura da paz e da discussão de saídas para a questão da criminalidade. Estamos, efetivamente, despertando e sacudindo a cidade em torno de um tema tão fundamental na vida de cada cidadão”, afirmou.

Além do presidente do CONSEG e vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima, a palestra foi prestigiada por diversas outras autoridades, a exemplo do prefeito Romero Rodrigues; o vice-presidente do CONSEG, José Araújo; Bruno Rodrigues (delegado da Policia Federal); Lívio Delgado (comandante do II BPM); delegado Marcos Paulo (superintendente regional da Polícia Civil) e muitos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO