Evento discute planejamento dos gastos com saúde pública

cerest_seminarioA Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande realizou, nesta terça-feira, 21, o 1° Encontro de Planejamento Estratégico Anual para gestores de hospitais, unidades de pronto atendimento, diretores e coordenadores vinculados ao órgão. O evento aconteceu pela manhã na no auditório do Cerest – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador e teve o objetivo de orientar os profissionais quanto às práticas de planejamento e gestão de recursos da saúde.

O encontro, que reuniu oitenta participantes, foi realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado – TCE. O auditor do órgão, Glaucio Xavier, proferiu uma palestra sobre “Como planejar e comprar melhor com recursos públicos em saúde”. Em seguida, os profissionais puderam tirar dúvidas a respeito do tema, com a auditora Atamilde Rocha, apresentando exemplos práticos das suas atividades diárias, a exemplo dos procedimentos legais em processos licitatórios.

A secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, também participou do evento e destacou a importância da atividade para aperfeiçoar a gestão dos recursos da saúde. “Enquanto gestores públicos, temos que ter o conhecimento e a responsabilidade para realizar o que determina a Lei. Este é apenas um das várias ações que estamos desenvolvendo no sentido de otimizar as compras na saúde, evitando tanto o desperdício de insumos quanto a solução de descontinuidade de serviços essenciais”, ressaltou.

Ainda segundo a secretária, além do encontro de planejamento estratégico, desde o ano passado, a Secretaria de Saúde vem realizando oficinas de formação sobre ética e gestão pública para técnicos e gestores da pasta. Ela informou também que todos os processos licitatórios do órgão poderão ser acompanhados através de um site específico para esta finalidade, que deverá ser lançado no próximo mês. “A orientação do prefeito Romero Rodrigues é no sentido de darmos mais transparência aos investimentos na saúde e cobrar responsabilidade de todos os servidores e colaboradores da gestão”, argumentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO