Estudos para Plano Municipal de Resíduos Sólidos serão apresentados

reuniao_residuos_solidosEquipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesuma) e da Ecosam – Consultoria em Saneamento Ambiental Ltda, apresentarão na quarta-feira da próxima semana, 26, o diagnóstico técnico da gestão dos resíduos sólidos de Campina Grande e o prognóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município.

Estarão presentes os membros das Comissões Diretora e de Sustentabilidade, além de representantes da sociedade civil organizada, a exemplo das associações de bairros e lideranças comunitárias, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil. A apresentação acontecerá às 8h30 no Ipsem.

No diagnóstico estarão elencados os principais problemas relativos à geração, caracterização dos resíduos sólidos, destinação e disposição final do lixo urbano, além de apontar as áreas degradadas em razão de disposição inadequada de resíduos sólidos ou rejeitos, além dos impactos socioeconômicos e ambientais.

“Com o diagnóstico, podemos conhecer a real situação da gestão de resíduos do município. É uma espécie de fotografia do que é realizado em Campina Grande”, explicou o engenheiro civil José Dantas de Lima, da Ecosam. Já o prognóstico, a ser apresentado na reunião, não será conclusivo, terá como função apenas visualizar cenários para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente do Município (Sesuma), Geraldo Nobre, além do parecer técnico da empresa Ecosam, a reunião da próxima quarta-feira será mais uma oportunidade para que as lideranças comunitárias (representantes da população de Campina Grande) apresentem suas sugestões e dúvidas quanto à elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município.

Os debates e pronunciamentos com a presença da população ocorrerão em outras datas já confirmadas. No dia 14 de março haverá uma consulta pública no auditório da Secretaria Municipal de Cultura. A consulta será aberta a toda a comunidade, que poderá apresentar suas opiniões e críticas ao Plano. Antes, no dia 10 de março, a versão preliminar do Plano Municipal será disponibilizada para consulta pública na Sesuma. No dia 27 de março será realizada audiência pública, também no auditório da Secretaria de Cultura.

No dia primeiro de abril está prevista uma apresentação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Câmara Municipal de Campina Grande, por volta das 9h. No período da tarde será realizada a reunião com os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), ocasião em que deverá ocorrer a aprovação do Plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO