Estudantes recebem primeira dose da vacina contra o HPV

vacina_hpvA Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande iniciou nesta terça-feira, 11, a aplicação da primeira dose da vacina contra o vírus HPV, causador do câncer de colo de útero. A imunização será feita em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada após seis meses e a terceira cinco anos depois. A meta é imunizar 9.982 meninas campinenses de 11 a 13 anos. Inicialmente, a mobilização está sendo realizada nas escolas públicas municipais.

As estudantes das escolas Roberto Simonsen e a Anísio Teixeira, que concentram o maior número de meninas na faixa etária recomendada para tomar a vacina, foram as primeiras a serem imunizadas. Aproximadamente 2.300 adolescentes das 121 unidades escolares da Prefeitura deverão receber as doses. Alunas da rede estadual de educação e das escolas privadas também serão vacinadas.

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Miralva Cruz, foi realizado um cronograma de visita às escolas para conscientizar pais, educadores e alunos sobre a importância da vacina. “Somente após as ações educativas e com o levantamento do número de meninas daquela unidade de educação que podem receber a vacina, agendamos a visita dos vacinadores”, explicou.

Para que a menina seja vacinada na escola, os pais ou responsáveis deverão assinar um termo de autorização. Foi o que fez a dona de casa Iara Cavalcanti, mãe de uma das adolescentes vacinadas na manhã desta terça na escola Roberto Simonsen. “A vacina é muito importante para prevenção e custava muito caro. Agora que temos de forma gratuita, não poderia me recusar a cuidar da minha filha, pois quem ama cuida”, justificou.

Ainda esta semana, serão realizadas ações de conscientização em quatro escolas municipais. A vacinação vai acontecer na sexta-feira, 14, apenas na escola Dr. Chateaubriand, no bairro de José Pinheiro. A vacina também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Saúde do Município, além do Serviço Municipal de Saúde, na Prata.

2 comments

  1. Brenda

    Como fazer para tomar uma vacina de hpv pelo SUS? tenho 21 anos. Gostaria de informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO