Escolas municipais comemoram o Dia da Consciência Negra

consciencia_negraComeçaram nesta segunda-feira (18) as atividades da Semana da Consciência Negra nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O Dia da Consciência Negra é comemorado na quarta-feira (20), mas as escolas desenvolvem atividades durante toda a semana. A data lembra o aniversário de morte de Zumbi, o herói do Quilombo dos Palmares.

Nas escolas municipais Governador Antônio Mariz e Tiradentes, os professores e técnicos estão desenvolvendo atividades lúdicas e pedagógicas com os alunos dos três turnos, coordenados pelo professor de Filosofia, Joseilton Brito. Durante a semana, de 18 a 22 de novembro, os alunos estarão produzindo trabalhos com os seguintes temas:

Conto: “A bela acordada”; Dicionário Afro: “Memórias das palavras”; Instrumentos Musicais: “Gonguê – a herança africana que construiu a música brasileira”; Dados sobre a violência da juventude negra: “Mapa da violência 2013”; Dados sobra a diáspora negra: “Escravos embarcados e desembarcados por região, nacionalidade e período”; Tradução do discurso de Martin Luther King: “I Have a dream” (Eu tenho um sonho).

Durante os meses de outubro e novembro, os alunos do 3º e 4º ciclos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) da Universidade Estadual da Paraíba e ter acesso à exposição de 170 fotografias do fotógrafo viajante Pierre Fatumbi Verger, sobre as diversas culturas afrobrasileiras, afroamericanas e africanas.

De acordo com o professor Joseilton Brito, a exposição, intitulada “Nos Caminhos Afro”, proporcionou uma sensível aproximação dos alunos às diversas manifestações culturais afrobrasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO