Equipe da Secretaria de Educação participa de formação do Movpaz

movpaz_prof_veronicaUma equipe de educadores da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande participou nesta terça-feira (18), no auditório do CTE, de uma formação de agentes pacificadores ministrada pelo coordenador do Movpaz na Paraíba, Almir Laureano.

O projeto “Educação pela Inovação da Construção de uma Cultura de Paz”, da Secretaria de Educação, foi apresentado pela secretária Verônica Bezerra ao Conselho Municipal de Segurança Comunitária e entregue ao coordenador do Movpaz – Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência.

Movpaz é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1992, na cidade de Feira de Santana – Bahia, com representações em 27 cidades de 10 estados brasileiros, e tem como finalidade precípua implantar, por meio do Projeto Paz Pela Paz, uma cultura de paz em nossa sociedade.

Participaram ainda da formação a professora Iolanda Barbosa, secretária Executiva; professora Goretti Lima, coordenadora de Educação; Walberlene Barros, da Gerência de Ensino Fundamental; e Francilene Nogueira, da Gerência de Educação Infantil.

Almir Laureano, além de coordenar o Movpaz na Paraíba e no âmbito Nacional, é o atual vice-presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e coordenador nacional da Rede Desarma Brasil.

O professor Almir apresentou a sugestão da criação do Dia Municipal de Cultura de Paz na Escola. Ele destacou que “a cultura da violência está estabelecida e muitas vezes nós produzimos a violência, a violência é cultuada desde que o homem colocou o pé na terra. Não somos regidos pela cultura de paz. Primeiro temos desconstruir a cultura da violência para construir a cultura de paz”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO