Emergência Psiquiátrica de Campina vai funcionar no Hospital Universitário

hu_cgA unidade de atendimento de emergência psiquiátrica da Secretaria Municipal de Campina Grande, que atualmente está funcionando no prédio anexo do Hospital Dr. Edgley Maciel, no bairro José Pinheiro, passará a funcionar no Hospital Universitário Alcides Carneiro. A mudança deverá acontecer até o final desta semana e vai proporcionar a melhoria no tratamento dos pacientes que necessitam de intervenção psiquiátrica.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, a alteração do local da unidade foi necessária, uma vez que a unidade atual não possui condições físicas adequadas para seu funcionamento. “É um espaço totalmente inadequado, pois funciona ao lado de um cemitério, o que vinha provocando umidade nas paredes e danificando móveis e equipamentos, sem falar na total falta de humanização do local”, explicou.

A secretária informou também que, por recomendação do Ministério da Saúde, o serviço de emergência psiquiátrica deve funcionar dentro da estrutura de um hospital público ou filantrópico. Segundo ela, o funcionamento da unidade no HUAC será provisório, pois a Prefeitura já dispõe de espaço próprio para esta finalidade. “Agradecemos a sensibilidade da direção do HU, que nos ofereceu um espaço de excelente qualidade. No entanto, nossa proposta é levar a emergência psiquiátrica para um anexo do Hospital Municipal Pedro I”, disse.

Atualmente, a Emergência Psiquiátrica conta com treze leitos para o tratamento dos casos mais graves de saúde mental no município. Mais de trinta profissionais, entre médicos psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e cuidadores, atuam na unidade. Os casos mais comuns de internações, que devem durar até quinze dias, podendo ser prorrogadas por mais quinze, são de abstinência ao álcool e de surto psicótico, que engloba diversas patologias, a exemplo da depressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO