Educadores de 50 municípios participam de Seminário de Educação Inclusiva

sem_edu_inclusivaEducadores de 50 municípios da Paraíba e de outros estados do País estão reunidos em Campina Grande, no Garden Hotel, participando do “VIII Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande. O evento foi aberto nesta segunda-feira, 21, por volta das 10h, pela secretária municipal de Educação, Verônica Bezerra, que destacou a importância do seminário para a discussão sobre políticas estruturantes para a educação de Campina Grande e municípios polarizados pela Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a secretária, o município inicia nesta semana uma série de atividades e debates relacionados à temática da educação inclusiva e diversidade. São ações que, conforme Verônica, envolvem representantes das 120 escolas do município e também unidades escolares de 50 municípios paraibanos que são coordenados por intermédio do polo de Campina Grande. “Nossa perspectiva é discutir uma escola mais fortalecida e que não seja indiferente às diferenças. Precisamos trabalhar no sentido de oferecer uma escola que garanta uma educação igual para todos e para cada um”, disse.

Além dos educadores da Paraíba, o seminário reúne representantes da Secretaria da Diversidade e Inclusão, pertencente ao Ministério da Educação, além de educadores das Universidades Federal da Paraíba (UFPB) e Federal de Campina Grande (UFCG) e de universidades do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Verônica Bezerra explicou que a formação dos professores está no núcleo dessa iniciativa deste Seminário de Educação. Uma das metas do evento é divulgar e compartilhar experiências, de forma a auxiliar os educadores nas atividades práticas, desenvolvidas nas escolas. “Os professores é que estão, dia a dia, encarando essa realidade nas escolas. Por isso este seminário foi elaborado com a proposta de qualificar os educadores quanto à política de educação especial na perspectiva inclusiva”, frisou.

O seminário será realizado até a próxima sexta-feira, 25 de outubro, com uma programação diária que inclui palestras, mesas redondas, debates, oficinas e relatos de experiências. Antes da abertura oficial do evento, foram realizadas apresentações culturais com a Companhia de Dança Helena Holanda, Grupo Musical do Instituto dos Cegos e alunos da Escola Municipal Adalgisa Amorim. Houve ainda apresentação de uma mesa redonda, com  o tema “Educação x Diversidade no Mundo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO