Coordenador ressalta participação de prefeituras na Conferência de Defesa Civil

Ruiter_DCAo fazer uma avaliação prévia da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, que acontece no auditório da Secretaria de Cultura (antigo Museu Assis Chateaubriand), o coordenador de Defesa de Campina Grande, Ruiter Sansão, ressaltou a importância da participação de 29 prefeituras no evento, iniciado na manhã desta sexta-feira, 07, e que se encerra no final da tarde deste sábado.

Para Ruiter, a presença dos prefeitos ou seus representantes na Conferência demonstra a preocupação e o interesse nas questões relacionadas à Defesa Civil. Todos estão apreensivos com o prolongamento da seca, um dos mais graves problemas que assolam a maioria dos municípios do semi-árido.

A programação da tarde desta sexta-feira iniciou com uma homenagem prestada ao fundador da Defesa Civil de Campina Grande, coronel Álvaro Vitorino de Pontes, seguindo de uma mesa redonda com a participação do próprio homenageado, do tenente Rocha, do Corpo de Bombeiros; do professor Hermes Alves de Almeida, da UEPB; do coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Cícero Hermínio do Nascimento Filho; e do coronel João da Mata Medeiros Neto, da Polícia Militar.

Eixos temáticos – A Conferência de Defesa Civil recomeça na manhã deste sábado, com a leitura do Regimento Interno e a formação dos grupos de trabalho, formados por representantes de Prefeitura e de entidades da sociedade civil, que discutirão quatro eixos temáticos.

Estarão em discussão “Gestão integrada de riscos e resposta a desastres”; “Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil”; “Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil” e “Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes”.

A Conferência será encerrada no final da tarde, com a eleição dos delegados para a etapa estadual e leitura do relatório final, com as propostas a serem apresentadas pelos grupos de trabalho. A Conferência Nacional, prevista para o mês de maio, terá como tema “Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO