Coordenador de Comunicação faz avaliação positiva do setor

araujo_cmcgO coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, José Araújo do Nascimento, fez, nesta quinta-feira, 02 de janeiro, uma avaliação positiva das ações do setor no primeiro ano da gestão Romero Rodrigues. Segundo Araújo, a parceria mantida desde o início com os profissionais do setor e a valorização da categoria foram essenciais para superar a falta de infraestrutura encontrada na coordenadoria.

Para se ter uma ideia, desde o segundo semestre de 2012 a Codecom era mantida sem linha telefônica e internet. O departamento também não dispunha de profissionais da área de fotografia nem possuía veículo próprio, necessário para o deslocamento dos profissionais durante a cobertura das matérias administrativas. Havia, ainda, problemas com a precariedade dos equipamentos de trabalho (computadores, telefone e móveis).

“Foi necessária uma ação emergencial, inicialmente com a contratação de fotógrafos. Depois, após a atual gestão quitar débitos, foi permitido o retorno das linhas telefônicas e da internet. Em seguida, conseguimos um veículo exclusivo para a Codecom”, declarou Araújo.

O planejamento e a divulgação das ações foram mantidos durante todo o ano, trabalho realizado também em outras cidades da Paraíba, caso da participação de Romero Rodrigues no Encontro Estadual de Prefeitos, realizado em fevereiro, em João Pessoa. A equipe da Codecom também fez a cobertura de eventos realizados em períodos noturnos e finais de semana, sempre em escala de revezamento.

Entre as principais reuniões para discussão de escalas de trabalho, destaca-se a realizada no Teatro Rosil Cavalcante, no início de junho, quando os gerentes de Jornalismo (Lenildo Ferreira) e de Imprensa (Edson Souza), além do coordenador Araújo, discutiram os horários de trabalho para a cobertura do Maior São João do Mundo 2013.

A presença das equipes de Jornalismo, Cerimonial e das Redes Sociais foi necessária em toda cobertura do evento junino para garantir a divulgação das notícias para a imprensa de Campina Grande, do Nordeste e para equipes da imprensa nacional e internacional que estiveram na cidade para fazer a cobertura do evento. O trabalho resultou positivamente, com a previsão de mais equipes de imprensa (nacionais e estrangeiras) que deverão fazer a cobertura do Maior São João do Mundo 2014.

Araújo destacou, ainda, a parceria mantida durante todo o ano de 2013 entre os quatro setores da Codecom: Gerências de Jornalismo e de Imprensa, Redes Sociais e o Cerimonial.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL – Segundo Araújo, a parceria de sucesso mantida entre os quatro setores da Codecom foi possível porque a atual gestão tem, entre suas metas, trabalhar com a valorização profissional. “Essa valorização se deu não apenas em termos financeiros, mas, especialmente, na valorização da equipe. Mantemos, sempre, uma comunicação direta entre os que gerenciam a Codecom e os profissionais da equipe. Todos mantêm um contato direto e atuam em parceria. Isso nos faz mais democráticos e mostra a confiança, da atual gestão, na competência dos profissionais. O trabalho da Codecom não está centralizado numa única pessoa. O resultado pertence a toda a equipe”, disse.

Para Araújo, essa valorização dos profissionais resultou no sucesso de muitas das ações idealizadas e executadas pela atual gestão. Para o coordenador, a parceria da equipe como um todo contribuiu, ainda, para suprir uma lacuna da PMCG mantida por quase todo o ano. “Como ainda não tínhamos uma agência de publicidade licitada, muitas das campanhas, ao longo do ano, precisaram ser desenvolvidas pela própria equipe, resultando num trabalho de bastidores que envolveu o planejamento e execução de ações que foram até além de algumas das nossas atribuições”, lembrou.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL – A administração Romero Rodrigues permitiu outro avanço, em se tratando da Coordenadoria de Comunicação. Trata-se da divulgação, em tempo real, dos eventos e ações promovidas pela PMCG. Isso foi permitido em função do trabalho realizado pela equipe das Redes Sociais. Profissionais se revezam, nos três turnos, na cobertura dos acontecimentos, permitindo à população manter o pleno conhecimento sobre toda a estrutura e ações da atual gestão.

Conforme Araújo, a tendência é expandir a atuação das redes sociais e de todo o serviço que possa ser disponibilizado, pela internet, seja na página da PMCG (campinagrande.pb.gov.br), seja em outros sites de notícias, blogs e portais. Na avaliação de Araújo, essa clareza nas informações apresentadas contribui para a abertura do diálogo com outras esferas do governo e também com representações da sociedade e das entidades de classe.

BALANÇO GERAL

  • Cerca de 2 mil releases revisados, editados e liberados em 2013;
  • Média superior a sete releases por dia;
  • Mais de mil notícias publicadas no portal da PMCG desde o final de abril;
  • Ampla cobertura e divulgação em tempo real do Maior São João do Mundo através de um sistema de plantão com dois repórteres, um fotógrafo e o gerente de jornalismo todas as noites da festa, além das equipes de redes sociais;
  • Criação e atualização dos perfis oficiais da administração municipal nas redes sociais, com acompanhamento e divulgação de praticamente todas as ações e eventos do governo;
  • Atuação do cerimonial em todas as atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO