Coordenação do Programa Mais Educação reúne oficineiros

oficineirosA coordenadora do Programa Mais Educação, professora Izabel Veiga, reuniu nesta sexta-feira (12), no auditório do CTE, oficineiros e coordenadores das 78 escolas da Rede Municipal de Ensino que fizeram a sua adesão ao PME em 2013. O PME vai atender a um universo de 7.800 estudantes. A secretária executiva da Educação, Iolanda Barbosa, participou do evento, juntamente com Mabel Petrucci, da Coordenação Técnico-Pedagógica da SEDUC.

De acordo com a professora Izabel Veiga, o encontro teve como objetivo principal a apresentação do programa e o intercâmbio entre os oficineiros. “O PME é desenvolvido nas escolas em 10 meses a cada ano. Os oficineiros estão concluindo o trabalho de 2012 e as atividades de 2013 vão ser iniciadas na próxima semana”, explicou.

É por meio do Programa Mais Educação que se estabelece a oferta da ampliação da jornada escolar para, no mínimo, sete horas diárias aos estudantes das escolas públicas. Mediante a ampliação da jornada faz-se imprescindível a consolidação de um arranjo educativo local entre a escola e a comunidade, articulando ações nas áreas da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social e sustentável.

O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para as escolas prioritárias.

Trata-se de uma ação estratégica do Governo Federal para induzir a efetivação da Educação Integral enquanto política pública. Assim, por meio do repasse de recursos, garante a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas. Consequentemente, busca contribuir para a melhoria da aprendizagem no ensino fundamental, bem como fomentar a reflexão sobre novas metodologias de trabalho, novos olhares aos currículos e práticas pedagógicas.

Para garantir a efetividade do PME e a conexão de suas atividades ao projeto político-pedagógico da escola, o Programa ofertará em 2013 sete Macrocampos para escolas urbanas que participaram da adesão ao Mais Educação em 2012:

– Acompanhamento Pedagógico (orientação de estudos e leitura); Agroecologia; Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Comunicação e uso de mídias; Cultura Digital; Educação em Direitos Humanos; Memória e história das comunidades tradicionais; Esporte e Lazer; Educação, Artes e Educação Patrimonial.

O coordenador do programa na Secretaria de Educação é responsável por acompanhar a implementação e a rotina de desenvolvimento do PME junto às escolas da sua rede.

– Administrar, junto às escolas, a prestação de contas do Programa, estabelecendo fluxo de atividades junto à coordenação financeira da Secretaria e FNDE/PDDE;

– Estabelecer e fortalecer uma rede de gestão dos Programas voltados ao fomento da política de Educação Integral, junto aos Comitês Regionais e UNDIMES;

– Manter contato com os coordenadores estaduais do Bolsa Família no desenvolvimento social e coordenadores estaduais do Bolsa Família na educação, fortalecendo a perspectiva intersetorial da gestão do programa e atenção aos estudantes de famílias beneficiárias do PBF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO