Consulta amplia debates sobre Plano de Resíduos Sólidos

resíduos_solidos_consultaRepresentantes de bairros e lideranças comunitárias de Campina Grande participaram da consulta pública para discussão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, realizada na manhã desta sexta-feira, 14, no auditório da Vila do Artesão. Na ocasião, foi revelado aos participantes que o município foi pioneiro, na Paraíba, na implantação de um sistema que permite o monitoramente efetivo da frota que executa a prestação de serviços de coleta de resíduos sólidos.

“Isso é muito importante para o município. É uma inovação. O monitoramente oferece um controle sobre toda a execução do serviço de coleta e a garantia, do prestador do serviço de coleta, de que a atividade foi realizada na casa do cidadão, ou seja, há um controle efetivo desde Secretaria de Serviços Urbanos até a porta do morador”, declarou o engenheiro José Dantas, da Ecosam – Consultoria em Saneamento Ambiental Ltda.

Dantas disse que o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos precisa ter esse controle, no entanto, Campina Grande já dispõe desse sistema. “É uma forma de ter esse controle social. É uma mão de duas vias, entre o prestador de serviço e o usuário, e Campina já faz isso”, explicou. José Dantas fez a apresentação do diagnóstico e prognóstico do Plano, juntamente com o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre.

Segundo Nobre, é importante e necessário que a formatação do plano seja eficiente e atenda as exigências do Governo Federal. Entretanto, ressaltou, é necessário que esse mesmo plano esteja em consonância com os anseios da população. Para ampliar esse debate, a Sesuma disponibilizou um formulário para que os participantes da consulta pública possam apresentar suas contribuições à elaboração do Plano.

Para facilitar o acesso da população campinense ao documento, a Secretaria disponibilizou, para consulta pública, uma versão preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Os campinenses poderão ter acesso ao Plano na Coordenadoria de Meio Ambiente da Sesuma, localizada na Avenida Dr. Severino Cruz, 695, às margens do Açude Velho. O documento, nas versões impressa e digital, ficará à disposição do público até o dia 27, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Segundo Geraldo Nobre, os comentários e sugestões deverão ser entregues na Sesuma. Os que não tiverem condições de enviar o formulário com as propostas poderão solicitar que a própria Sesuma receba o documento. Para isso, basta fazer contato com o órgão através do telefone 3310-6115. Na avaliação do secretário, a participação das pessoas contribuirá muito para o plano, por isso o interesse em colocar o projeto à apreciação.

Com relação aos prognósticos do Plano, Geraldo Nobre destacou a manutenção e formação de parcerias com outros órgãos e secretarias municipais, a exemplo da Secretaria de Educação, cuja parceria, já iniciada, trabalha a questão ambiental e de coleta seletiva nas escolas do município. Com a Secretaria de Cultura, a meta é formar uma outra parceria para disseminar as ações do Plano.

No próximo dia 27 de março a Sesuma realizara um novo encontro. Dessa vez será uma audiência pública, também na Vila do Artesão. No dia 01 de abril está prevista uma apresentação do Plano na Câmara Municipal de Campina Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO