Conselho de Segurança fará visitas às comunidades da cidade

cons_seg_cg O Conselho Municipal de Segurança Comunitária vai desenvolver ações de conscientização contra a violência nos bairros de Campina Grande. Esta foi uma das decisões tomadas na segunda reunião do Conselho, realizada na manhã desta terça-feira, 18, no auditório da Vila do Artesão. Segundo o presidente Ronaldo Cunha Lima Filho, vice-prefeito da cidade, a iniciativa servirá para mostrar aos moradores das mais diversas comunidades o trabalho até agora desenvolvido pelos conselheiros, além de ser feito um permanente levantamento das necessidades e sugestões da população para o combate à criminalidade.

“Estamos avançando. Fatos e atos concretos começam a ser gerados a partir das discussões realizadas no âmbito do Conselho, tendo a participação de representantes dos mais diversos segmentos sociais de Campina Grande”, garantiu Ronaldo Filho, acrescentando que o órgão também já vem esboçando uma série de palestras sobre a questão da violência. Para tanto, já foram contactados especialistas nacionais no assunto, além de jornalistas que abordam o tema constantemente em suas matérias opinativas.

Segundo Ronaldo Filho, o Conselho ainda desenvolve junto aos órgãos de segurança pública um esforço para o levantamento de dados sobre a violência em Campina Grande. Além do banco de dados, em fase de preparação, os conselheiros já discutiram e também aprovaram projetos como a expansão do número de câmeras de monitoramento no centro da cidade, além da implantação de links ou conexões entre estes equipamentos e as unidades da Polícia Militar em Campina Grande.

cons_seg_cg1Os conselheiros consideram positivo o Projeto do Poder Executivo intitulado “Motoqueiro Legal”, que consiste na identificação de todos os usuários ou condutores de motocicletas de Campina Grande. Através dele, os capacetes terão identificação correspondente às placas das motos. Para tanto, serão usados adesivos “fluorescentes”. O projeto será encaminhado à apreciação da Câmara Municipal.

Ainda na reunião, foi estabelecida uma comissão a ser integrada por cinco membros que terá a tarefa de esboçar o Estatuto do Conselho.  O trabalho da comissão será alvo de apreciação e de deliberação por parte dos demais conselheiros em reuniões futuras. Também ficou definido no encontro desta terça-feira que o conselheiro e coordenador de Comunicação Social da PMCG, José Araújo, assume o cargo de vice-presidente do Conselho, tendo sido a indicação do presidente Ronaldo Filho aceita de forma unânime pelos integrantes do órgão.

A próxima reunião do Conselho acontecerá em março e, até lá, conforme declarou o presidente Ronaldo Cunha Lima, muitos avanços acontecerão, enfatizando, entre eles, como uma das principais ações, o processo de interação entre os diversos segmentos da polícia, em âmbito estadual e federal. “Aqui temos um fórum onde este processo de integração tem se acentuado cada vez mais e, por isso, grandes projetos e experiências tem contribuído para a troca de experiências entre estes setores. Quem ganha com isso é a sociedade”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO