Começa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

ab_sem_tecnologiaCom a proposta de mobilizar a sociedade a compartilhar ações da ciência e tecnologia com a prática esportiva e atividades de lazer foi aberta às 9h30 desta terça-feira, 22, no Museu Assis Chateaubriand, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano terá o tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, foi representado pelo secretário chefe de Gabinete da Prefeitura, Tovar Correia Lima, que, destacou o empenho da atual administração em resgatar uma antiga tradição do município, que consiste em reunir instituições, públicas e privadas, em benefício da divulgação da ciência e tecnologia produzida na cidade.

“Era preciso resgatar essa pujança de Campina Grande. Resgatar e mostrar aos alunos do município e à população toda produção local nas áreas da ciência e tecnologia”, declarou. Tovar destacou que a atual administração disponibilizou parte da área de 754 hectares localizada no bairro do Ligeiro (adquirida recentemente pela Prefeitura Municipal), para a instalação de empresas e instituições que trabalham com a ciência e tecnologia.

A edição deste ano da SNCT pretende estimular a divulgação e exposição pública das pesquisas e dos experimentos científicos e tecnológicos. “É uma forma de associar a ciência e tecnologia ao dia a dia das pessoas. É uma oportunidade ímpar à difusão do conhecimento”, disse Ignácio Salcedo, diretor do INSA.

Em Campina Grande essa ação será desenvolvida na quarta e quinta-feira, dias 23 e 24, no Parque da Criança, das 8h às 17h, com a apresentação de projetos, realização de oficinas e mostras pedagógicas em ciência, saúde e esporte. Na sexta-feira, 25, o encerramento do evento acontecerá no Museu Assis Chateaubriand, com uma palestra do coordenador geral nacional da SNCT, Douglas Falcão Silva, representando o Governo Federal.

Cerca de 40 escolas estarão participando do evento que, segundo o representante do INSA, renova ao associar ciência e tecnologia com ações de saúde e lazer. Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Aldenor Falcão Martins, além de permitir a retomada da união entre a Prefeitura Municipal e as instituições de ciência e tecnologia, a realização da SNCT conseguiu reunir todas as universidades do município, instituições do Sistema “S” (Sebrae, Senai, por exemplo), instituições do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Instituto Nacional do Semi-Árido).

“Temos a Prefeitura Municipal e o INSA como realizadores do evento, mas todas as demais instituições são apoiadoras da SNCT. A partir dessa união temos a possibilidade de aglutinar e divulgar toda a riqueza existente na cidade, nas áreas de ciência e tecnologia, e isso acontecerá no Parque da Criança com mostras, oficinas, e experimentos. Tudo ao ar livre e gratuito, permitindo revelar ao público o que existe e está sendo produzido no município em ciência e tecnologia”, ressaltou Aldenor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO