Com ações integradas STTP garantiu mobilidade durante o São Joãõ 2017

A Superintendência de Trânsito e Transportes Público, da Prefeitura de Campina Grande, desde o mês maio, vem desempenhando várias ações integradas de mobilidade urbana durante os festejos do Maior São João do Mundo.

O plano operacional garantiu um monitoramento eficaz de transporte público e do fluxo de trânsito, seja no entorno do Parque do Povo e na área central da cidade, como também nos distritos de São José da Mata e Galante, que novamente teve um movimento recorde de veículos e de pessoas, exigindo reforço nas equipes de trânsito.

Trânsito – Para a operação de trânsito durante a STTP contou com um efetivo de 40 agentes de trânsito por noite, para um trabalho diário operando com 09 viaturas e 10 motocicletas, distribuídos nos três turnos de plantões, de acordo com a demanda exigida pela programação do São João, principalmente em dias de shows com elevada participação de público.

O plano de ação da STTP teve estratégias operacionais em parceria com as policias Militar e civil, Cptran, e Bombeiros, conforme reuniões realizadas com o Ministério Público objetivando detalhar as operações de fiscalização do trânsito, aliado ao sistema de monitoramento eletrônico por câmeras.

Já o trabalho de fiscalização de transportes contou com o apoio operacional de uma equipe de 17 fiscais, monitorando os serviços públicos de transporte coletivo, taxi e mototaxi, além de coibir o transporte clandestino de passageiros.

Galante – No Distrito de Galante foi executado com sucesso o projeto de sinalização horizontal e vertical, adequadas com pontuais mudanças de trânsito naquele Distrito, implantando novas placas de sinalização e placas informativas de estacionamento, melhorando a locomoção e chegada dos forrozeiros. Para o estacionamento de ônibus e vans de turismo foi disponibilizado gratuitamente uma grande área no trecho de acesso à Fazenda Santana.
Nos principais trechos de Galante também foram implantados divisão de fluxo de via, por meio de cones, tripés e cavaletes, no trecho de acesso ao Distrito pela rodovia PB, além do reforço e parceria de fiscalização com o DER, a CPTran e Polícia Rodoviária Federal.

“Concluímos com total êxito o nosso planejamento operacional do São João, com nossos valorosos fiscais de transportes e agentes de trânsito garantindo uma mobilidade rápida e eficiente, resultando num trabalho coeso e de equipe”, comentou o superintendente Félix Neto.

Treinamento operacional – Para as equipes de auxiliares de apoio às interdições foi realizada uma capacitação de disciplinamento em abordagens nas interdições de vias, e receberam informações de horários e locais de todas as barreiras, além de orientações de localização de estacionamentos de ônibus de turismo, viaturas de segurança e sobre os principais pontos turísticos da cidade.

Estacionamento social – Novamente nas ruas do entorno do Parque do Povo o projeto “Estacionamento Social” tem garantido a mobilidade dos forrozeiros, otimizando o acesso e barateando os custos de estacionamento no período junino.

Transito Livre – A STTP também fez a entrega dos adesivos de “Acesso Moradia” para os veículos de moradores residentes nas ruas do entorno do Parque do Povo, e para outros  diversos profissionais que necessitavam de acesso as interdições no período de  realização do São João.

Transporte Público – Com as várias interdições no entorno da festa, a prefeitura recomendou a população que evitasse circular de carro pela área do Parque do Povo, dando preferência ao transporte público de passageiros, seja coletivo, através dos ônibus urbanos, ou individual, através de taxis e mototaxis.

Ônibus – O serviço de transporte coletivo funcionou de forma especial e com ônibus extras durante o período junino, já a partir das 05hs da manhã até o final da festa, com a STTP modificando o quadro de horários de ônibus saindo do Terminal de Integração, com horários extras, a partir da meia noite, de acordo com a programação de shows. No quesito segurança, o Terminal de Integração recebeu o apoio da Guarda Municipal e da Policia Militar, garantindo segurança para os passageiros.

Para Galante foi disponibilizado uma frota de oito ônibus fazendo o trajeto Campina Grande/distrito/Campina Grande, sempre num intervalo de 15 minutos, garantindo aos usuários uma viagem rápida e segura, inclusive com opção do embarque e desembarque também no Terminal de Integração.

Google transit – Os forrozeiros também ganharam informações em tempo real dos horários de chegada e de partida dos ônibus municipais com o recurso de atualizações dinâmicas do Google Transit, numa ação conjunta com a Prefeitura Municipal, através da Divisão de Controle Operacional da STTP.

Táxi – O serviço de táxi funcionou com uma frota de 583 veículos, sempre disponível nas ruas: R. Lino Gomes da Silva; Expansão do Shopping Campina Grande, e  R. Sebastião Donato, com acesso especial entre as Ruas Frei Caneca e Miguel Couto.

Mototax
i – Os mototaxistas credenciados da prefeitura ficaram estrategicamente localizados nas ruas Sebastião Donato e Treze de Maio.

Fiscalização
– Durante os trinta dias de festa os serviços de transporte público de passageiros foram monitorados diariamente, por uma equipe de 17 fiscais da STTP.

Camarote da Acessibilidade – Num espaço coordenado pela STTP, o Camarote da Acessibilidade ofereceu oportunidade às pessoas com deficiência, e seus acompanhantes, de participarem das festas de São João, mas que não tinha possibilidade de ficarem no meio do povo. O espaço gratuito com vista para o Palco Principal contou com o apoio de integrantes de associações e escolas, com trabalhos voltados para idosos e pessoas com deficiência, a exemplo da APAE, UCES, FCD, Instituto dos cegos, Grupo preferenciais (paratletas), e outras. A estrutura planejada levou em consideração a melhor adaptação para os deficientes, contando com recursos com rampa, corrimão e banheiro químico adaptado.

Focotran – Além da execução do plano de mobilidade do São João, a STTP ainda realizou durante os dias 07,08 e 09 de junho, o  V Encontro Nacional de Conselhos de Trânsito, reunindo diversos especialistas para discutir a gestão do trânsito no país.

Fardamento e EPIs – Os 105 Agentes de Trânsito e os 17 Fiscais de Transportes da STTP passaram a utilizar ainda durante a festa junina um novo uniforme, que foi substituído por um de cor verde fluorescente, e receberam kit de EPIs, objetivando uma melhor identificação dos profissionais durante a operação de tráfego, e contribuindo consideravelmente para a segurança viária e maior visibilidade.

Xilogravuras no Terminal – Parceria entre a STTP e alunos da UFCG levou exposição de Literatura de Cordel e xilogravuras ao Terminal de Integração. O projeto tem como objetivo divulgar a literatura de cordel, estimular a leitura, e apresentar o trabalho de poetas campinenses, através de uma exposição, apresentação e recitação de cordéis.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO