censo_escolar

Coleta de dados do Censo Escolar vai até sete de agosto

censo_escolarA primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015 iniciada em junho prossegue até o dia 7 de agosto. A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande é responsável pela coleta de informações das escolas da Rede Municipal e da Rede Privada de Ensino, que acontece no Laboratório 1, no Centro de Tecnologia Educacional.

O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação – MEC, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que tem por objetivo fazer um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no País.

É o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. O preenchimento cabe aos diretores e responsáveis pelas escolas por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet no Portal do Inep.

Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, pois oferece subsídios estatísticos para o planejamento e acompanhamento das políticas públicas educacionais. Além disso, também contribui para a elaboração dos indicadores educacionais como, por exemplo, o IDEB.

O Decreto n° 6.425, de 04 de abril de 2008, que dispõe sobre a realização dos censos anuais da educação, estabelece no Art. 4º que o fornecimento das informações solicitadas no Censo Escolar da Educação Básica é obrigatório para todas as escolas públicas e privadas.

Os diretores e dirigentes dos estabelecimentos de ensino são os responsáveis pelas informações declaradas. A veracidade dessas informações é de responsabilidade solidária entre as escolas e os gestores dos entes federados (estados e municípios), sendo esses últimos responsáveis também pelo acompanhamento de todo o processo censitário no âmbito de sua responsabilidade.

A equipe do Setor de Estatística e Informática da SEDUC está apta para as orientações passo a passo sobre como proceder de forma correta. O procedimento também é bem simples e básico.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOPO