vacina_hpv

Campina Grande vacina 30% das meninas contra HPV

vacina_hpvA campanha de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano), iniciada no último dia 10 de março, conseguiu vacinar 30,13% das meninas em Campina Grande. No primeiro mês da campanha foram vacinadas 2.838 adolescentes. Para atingir a meta de imunizar 80% das meninas no município, com idade entre 11 e 13 anos, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o cronograma de imunização das escolas públicas e privadas.

Durante esta semana, a vacinação vai acontecer a partir desta terça-feira, 15, em sete escolas municipais. Na zona rural de Campina Grande, as meninas do distrito de Galante já receberam a primeira dose da vacina, que está aplicada em três etapas. A segunda dose da vacina deverá acontecer seis meses após a primeira e a terceira dose cinco anos depois.

Segundo dados da Coordenação Municipal de Imunização, até o momento, a faixa etária com maior número de vacinas aplicadas está entre as meninas de 12 anos de idade (com 1.022 doses aplicadas). Entre as meninas com 11 anos de idade, 971 receberam a vacina, enquanto 845 adolescentes com 13 anos foram imunizadas.

A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus HPV, combatendo os subtipos (6, 11, 16 e 18) da doença. Os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

De acordo com o calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde, no próximo ano, a vacina passa a ser oferecida para meninas entre 9 e 11 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOPO