Campina terá serviço de assistência a transplantados

terreno_transplanteFoi realizado na manhã desta sexta-feira, 24, o lançamento da pedra fundamental do Centro de Amparo aos Transplantados e seus Familiares do Instituto Social de Assistência à Saúde (ISAS). O prédio será construído numa área de aproximadamente 6.000 m², doada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, no Serrotão. Na solenidade, também foi apresentada a maquete do novo serviço de saúde, que terá sua construção financiada através de parcerias público-privadas e de doações.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Derks, representou o prefeito Romero Rodrigues no evento e destacou a importância do Centro de Amparo para a humanização do atendimento aos pacientes transplantados. “Saúde não é somente tratar da doença, mas também buscar qualidade de vida e dignidade para os pacientes, por isso nossa gestão será parceira desse serviço humanitário de grande relevância para a saúde pública”, afirmou.

O presidente do Centro de Amparo aos Transplantados e seus Familiares, Rafael Fábio Maciel, explicou que, além do atendimento aos pacientes que já realizaram transplantes, o serviço irá fazer o acompanhamento das pessoas que vão se preparar para o procedimento cirúrgico. “O transplante não encerra o problema do paciente, que precisa de tratamento pelo resto da vida. Essas pessoas também carecem de reinserção social e do resgate da sua cidadania, que é o que vamos oferecer no Centro”, informou.

ISAS – O Instituto é uma organização do terceiro setor, que tem como missão contribuir com o serviço público de saúde, pesquisa e ensino, além de prestar apoio logístico e assistência ambulatorial e social aos pacientes em lista de transplantes e transplantados. Quando iniciou suas atividades, no ano de 2010, a Paraíba ocupava o penúltimo lugar em transplantes de rim no País.

Somente no ano passado foram realizados cinquenta transplantes de rim em Campina Grande, intermediados pelo ISAS. O resultado é que, em apenas dois anos, o Estado passou para 14º lugar na relação de transplantes por milhão de habitantes, entre os estados que realizam transplantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO