Campina Grande recebe oficina sobre o Mais Cultura nas Escolas 

mais_culturaA diretora de Educação e Comunicação do Ministério da Cultura, Juana Nunes, estará em Campina Grande no próximo dia 3 de agosto para ministrar uma oficina sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas Públicas, no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, no Açude Novo. O encontro é direcionado a gestores da rede pública de ensino e produtores culturais, e acontecerá das 9h às 12h, com acesso gratuito.

O programa irá selecionar projetos desenvolvidos em parceria por escolas e agentes culturais, como pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte-educadores e mestres das culturas populares, entre outros. Cada proposta deverá apresentar um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pela iniciativa. Os interessados têm até o dia 10 de agosto para o envio de propostas.

Os eixos temáticos do programa visam estreitar os laços entre as atividades escolares e a dinâmica cultural das comunidades, tendo a cultura como fortalecedora de uma postura mais consciente e ética no exercício da cidadania e no respeito às diferenças. Ao todo, são nove tópicos aos quais os projetos devem se encaixar: atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; criação, circulação e difusão artística; cultura digital e comunicação; patrimônio material e imaterial; tradições orais; culturas indígenas e cultura afrobrasileira.

As atividades cobertas por este edital serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por um período de no mínimo seis meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.), além de outras manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares, etc.).

Os projetos contemplados receberão valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, calculados conforme o número de alunos matriculados na escola, que poderão ser gastos também na contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas.

Os recursos serão pagos via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escola/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sendo, portanto, repassados direto às escolas. Para a submissão de inscrições, os agentes culturais por meio das escolas poderão inscrever somente um único projeto que pode englobar um ou mais eixos temáticos, elaborado conjuntamente com um único parceiro.

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas

Serviço:
Oficina sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas Públicas
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Cultura – Açude Novo, s/n, Campina Grande
Data e horário: 3 de agosto (sábado), das 9h às 12h
Informações: (83) 3310 6805

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO