Campanha “Outubro Rosa” vai incentivar prevenção do câncer de mama

outubrorosaA Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante a mobilização, serão realizadas diversas atividades para incentivar que as mulheres acima de quarenta anos de idade façam o exame clínico da mama. Para chamar a atenção da sociedade, alguns prédios e monumentos públicos da cidade serão iluminados na cor rosa no período da campanha.

Um dos prédios que vão receber a iluminação especial será o Hospital Municipal Pedro I, onde serão realizados mutirões de mamografia durante todo o mês de outubro. A proposta, segundo o prefeito Romero Rodrigues, é realizar dois mil exames. “Vamos realizar exames nos domingos para atender a demanda no mês da campanha, mas as ações devem ter continuidade. Ainda este ano, teremos mais um mamógrafo instalado no Pedro I para ampliar a oferta do exame, que é de suma importância para a saúde da mulher”, garantiu o prefeito.

Segundo a secretária executiva de saúde, Eudézia Damaceno, para ter acesso aos exames as mulheres deverão procurar uma Unidade Básica de Saúde, que vão fazer o encaminhamento para o Pedro I. Ela explicou que, além dos exames, outras ações devem acontecer durante o Outubro Rosa. “Estamos montando uma programação especial para a campanha, com caminhadas, atividades educativas, entre outras mobilizações de prevenção e promoção à saúde integral da mulher”, disse.

A programação do Outubro Rosa, que terá como tema “Campina Grande, Cidade Amiga do Peito”, será apresentada no lançamento oficial da campanha no dia 30 de setembro, às 19h no Hospital Municipal Pedro I. Além da Secretaria de Saúde, organizações sociais de combate ao câncer e outros órgãos da administração municipal também vão estar envolvidos na campanha, como a Coordenadoria da Mulher a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, através do Programa “Mexe, Campina”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO