Campanha “Novembro Azul” será lançada nesta sexta-feira

novembro_azulDepois de um mês inteiro dedicado à prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande vai realizar uma campanha com foco na promoção e prevenção à saúde do homem, o “Novembro Azul”. A mobilização será lançada oficialmente nesta sexta-feira, 08, às 14h30, no auditório da Vila do Artesão, no bairro de São José. No evento, será apresentada a programação completa das ações que serão desenvolvidas durante o mês, assim como as estratégias para mobilizar e sensibilizar os homens quanto aos cuidados com a saúde.

Com o tema “Não deixe sua saúde no vermelho. Cuide-se”, a campanha não deverá abordar apenas a prevenção ao câncer de próstata, mas a saúde integral dos homens. As atividades terão a finalidade de alertar para os perigos da hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo, obesidade, saúde bucal, tabagismo e ansiedade, por exemplo. A proposta da mobilização é mostrar que vários fatores podem influenciar na qualidade de vida do homem, que, normalmente, deixa os cuidados com a saúde em segundo plano.

Segundo a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, o “Novembro Azul” campinense terá um diferencial das campanhas que estão sendo realizadas em várias partes do mundo com o mesmo objetivo. “Nossa primeira decisão, ao formatar a campanha, foi não trabalhar apenas com a faixa etária acima dos quarenta anos, que é o público prioritário das campanhas de prevenção ao câncer de próstata. O que queremos é criar a cultura do cuidado com a saúde nos homens de Campina desde a juventude, fazendo com que eles procurem os serviços não como último recurso, mas como uma forma de ter uma vida mais saudável”, explicou.

Lúcia Derks informou ainda que a ampliação do foco da campanha resultou do entendimento de valorizar a Política Nacional da Saúde Integral do Homem, preconizada pelo Ministério da Saúde. “Em média, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres, e isso acontece porque eles têm mais doenças cardíacas, cânceres, colesterol alto, pressão alta, diabetes, além de estarem mais expostos à acidentes de trabalho e de trânsito. Eles também utilizam mais bebidas alcoólicas e se envolvem na maioria das situações de violência. Com base nestes dados, vamos iniciar nos nossos serviços um novo olhar para a saúde do homem”, garantiu.

Ainda de acordo a secretária, mesmo com o lançamento da campanha na sexta, algumas atividades foram iniciadas e outras estão sendo preparadas já para este final de semana. Nesta quinta, 07, a Unidade Básica de Saúde Adriana Bezerra, que funciona no bairro de Santa Rosa, terá atendimentos em urologia. No sábado, os atendimentos serão no Posto de Saúde do Distrito de São José da Mata e no domingo haverá uma caminhada e um passeio ciclístico dentro do Projeto “Campina Ativa”, no Açude Velho, a partir das 07h da manhã, entre outros eventos que vão ser apresentados na programação oficial.

2 comments

  1. Que sirva essas campanhas de alerta a população do homem para o se cuidar, principalmente o homem da zona rural..
    Parabens a equipe de Saude do Homem do municipio de Campina Grande por mais uma Campanha de mobilização e de alerta a procura do atendimento as unidades do SUS…

    Carmen Nóbrega
    SES/PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO