Campanha de multivacinação será aberta neste sábado

campanahComeça neste sábado, 24, a campanha nacional para atualização das cadernetas de vacinação. Em Campina Grande, a mobilização será aberta às 8h30 na Praça da Bandeira. Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas aos postos de vacinação até o dia 30 de agosto para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema viral seja atualizado. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar aproximadamente 29 mil crianças.

Durante a campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil, que protegem contra as seguintes doenças: rubéola, sarampo, caxumba, difteria, tétano, tuberculose, otite, sinusite, amigdalite, coqueluche, hepatite B, meningite meningocócica tipo C e hemófilos, influenza, poliomielite e formas graves de pneumonia. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Saúde e no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata.

A diretora municipal de vigilância em saúde, Eliete Nunes, alertou para que os pais ou responsáveis não deixem de levar o cartão de vacinação. “Somente com a caderneta de vacinação, o profissional de saúde poderá analisar cada caso e identificar as crianças que necessitam atualizar as doses. Colocando o cartão em dia, vamos contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis”, garantiu.

Ainda segundo a diretora, oitenta profissionais de salas de vacinas que vão atuar na campanha passaram por um treinamento na manhã desta terça-feira, 20, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest. “O objetivo foi apresentar a campanha e envolver os profissionais na mobilização para que possamos atingir a meta do Ministério da Saúde”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO