Campanha contra pólio termina nesta sexta-feira

vacinacaoA Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande faz um alerta aos pais e responsáveis das crianças com idade entre seis meses e cinco anos para que fiquem atentos ao prazo de vacinação da campanha contra a poliomielite (paralisia infantil), que termina nesta sexta-feira, 21. Desde o último dia 08, quando foi iniciada a campanha, aproximadamente 14 mil crianças foram vacinadas no município, mas a meta é imunizar pouco mais de 26 mil.

A vacinação está acontecendo em todos os postos de saúde, mesmo para as crianças que já tenham sido vacinadas contra a doença, que devem receber as duas gotinhas, como dose de reforço. A vacina é totalmente segura e não há contraindicações, sendo muito raras as reações associadas a sua administração. Apenas nos casos de crianças que apresentarem febre alta, infecções agudas ou hipersensibilidade a algum componente da vacina, os pais deverão consultar um médico para avaliar se a dose deverá ser aplicada.

Outra recomendação é que mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia sejam vacinadas. A vacina protege contra os três sorotipos de vírus que causam a poliomielite e a eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%, segundo o Ministério da Saúde.

A secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, que também é pediatra, chama a atenção dos pais para a importância da vacina para as crianças. “A imunização é a única forma de evitar a doença, que não tem não cura. Portanto, pedimos aos pais que levem seus filhos aos postos e aproveitem, também, para colocar o cartão de vacinas em dia”, convocou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO