Campanha contra paralisia infantil começa neste sábado

cartaz_vacinacaoA Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande vai realizar de 08 a 21 de junho a campanha de vacinação contra a poliomielite. A meta é vacinar pouco mais de 26 mil crianças a partir dos seis meses até os menores de cinco anos de idade. Neste sábado, dia nacional de mobilização contra a paralisia infantil, todos os postos de saúde do município vão funcionar das 08h às 17 horas, além dos postos itinerantes que serão montados em praças e supermercados.

De acordo com a diretora municipal de vigilância em saúde, Eliete Nunes, mesmo as crianças que já tenham sido vacinadas contra a doença devem receber as duas gotinhas, como dose de reforço. Ela disse que a vacina é totalmente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas a sua administração. “Em alguns casos, como em crianças com infecções agudas, com febre alta ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada”, explicou.

A vacina protege contra os três sorotipos de vírus que causam a poliomielite. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Por isso, a recomendação é que até as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia sejam vacinadas. “Não existe tratamento para a doença, apenas a prevenção, por meio da vacinação”, lembrou a diretora.

Elite Nunes chamou atenção ainda para a importância da campanha neste ano, quando o Brasil receberá turistas de vários países por causa dos eventos internacionais. “Apesar de o país ter erradicado a doença, teremos em 2013 a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, que vão trazer para o Brasil pessoas de países onde a doença ainda não foi controlada”, alertou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO