“Caminhada Rosa” alerta para a prevenção do câncer de mama

  out_rosaA manhã deste sábado, 05, em Campina Grande ficou cor-de-rosa. Para chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama, centenas de pessoas de várias idades participaram da “Caminhada Rosa” pelas ruas da cidade. A mobilização, organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz parte das atividades da campanha Outubro Rosa, lançada na última segunda-feira, 30, e que segue até o final do mês com diversas ações educativas e a oferta de exames clínicos e mamografias.

A concentração do evento foi no Parque da Criança. Logo nas primeiras horas da manhã, os educadores físicos do programa “Mexe, Campina”, da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, já faziam aulas de aquecimento com o público que começava a se preparar para a caminhada. Com balões, adereços na cor rosa e ao som de um trio elétrico, os participantes iniciaram o percurso de 2km. Eles deixaram o local, passando pelo Açude Velho, Avenida Almeida Barreto, até chegar ao Hospital Municipal Pedro I, onde aconteceu um aulão de aeróbica no estacionamento. Após a atividade, foi servido um café da manhã nutritivo, com frutas e sucos.

romero_out_rosaO prefeito Romero Rodrigues participou da caminhada e explicou que a escolha do Pedro I para o encerramento da mobilização deste sábado se deu porque o hospital é o local onde estão sendo realizados os exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. “Estamos fazendo exames à noite e também aos sábados e domingos para que possamos atingir nossa meta de realizar duas mil mamografias durante o Outubro Rosa, que já é um sucesso na cidade inteira, como mostra a quantidade de pessoas que participaram hoje dessa caminhada fantástica”, comemorou.

romero_out_rosa1De acordo com a primeira-dama do Município, Micheline Rodrigues, madrinha da campanha Outubro Rosa, além de alertar para o diagnóstico precoce, a mobilização está incentivando as mulheres a adotarem hábitos de vida saudável na prevenção do câncer de mama. “Decidimos fazer a caminhada, justamente, para mostrar que a atividade física regular também é uma das formas de prevenção, pois a obesidade é considerada um dos fatores de risco para vários tipos da doença, principalmente após a menopausa”, informou a médica.

As ações do Outubro Rosa serão retomadas na próxima semana. Na segunda-feira, 09, acontecerá uma oficina sobre o autoexame da mama no auditório do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, a partir das 15h. Durante todo o mês, ainda estão previstos a realização de mutirões de exames, palestras e oficinas nos Centros de Saúde. Outras duas caminhadas serão realizadas nos distritos de São José da Mata e Galante, nos dias 17 e 24, respectivamente. Um show cultural na Praça da Bandeira vai marcar o término das atividades da campanha no dia 31.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO