Caminhada em São José da Mata faz alerta contra câncer de mama

caminhada_sjAs ruas do distrito de São José da Mata, em Campina Grande, ficaram coloridas na manhã desta quinta-feira, 17. Para chamar a atenção dos moradores da localidade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma caminhada na comunidade. A iniciativa, que atraiu dezenas de pessoas de todas as idades, faz parte das atividades do movimento Outubro Rosa.

A concentração da caminhada aconteceu no Centro de Saúde, que foi decorado na cor rosa para receber os usuários do serviço. De lá, uma equipe do Programa “Mexe, Campina” comandou a animação dos participantes durante o percurso com um trio elétrico. A mobilização passou pelas principais ruas do distrito em direção à Unidade Básica de Saúde Colibri. No encerramento, foi realizada uma aula de ginástica e depois servido um café da manhã nutritivo.

De acordo com a secretário-executivo de Esportes, Lazer e Juventude, Teles Albuquerque, a caminhada também foi uma forma de alertar a população sobre os benefícios da prática de atividades físicas na prevenção do câncer de mama. Segundo ele, o excesso de peso é um fator de risco para a doença, principalmente após a menopausa. “O alerta é mais sério para aquelas mulheres que apresentam índice de massa corporal igual ou superior a 30. Reduzir apenas 5% do peso corta quase pela metade os riscos de desenvolver alguns dos principais tipos de câncer de mama”, explicou.

Durante todo o dia, o Centro de Saúde do distrito realizou um mutirão de exames clínicos da mama e ultrassonografias mamárias. Também foram agendadas mamografias para as mulheres acima de quarenta anos, que serão realizadas no Hospital Municipal Pedro I, como informou a secretária-executiva de saúde, Eudézia Damaceno. “Do início da campanha até agora, conseguimos fazer o agendamento de mais de 1.100 exames de mamografia. Pela procura crescente, esse número deverá aumentar muito mais nessa reta final da mobilização”, afirmou.

As atividades do Outubro Rosa seguem nesta sexta-feira, 18, com mutirões de exames, palestras e oficinas no Centro de Saúde Francisco Pinto e na Unidade Básica de Saúde Adriana Bezerra, no bairro de Santa Rosa, a partir das 08 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO