Atenção Básica participa de oficina sobre amamentação e alimentação saudável

saude_at_basicaA Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande está realizando uma oficina de formação de tutores que vão atuar na Estratégia Nacional de Promoção ao Aleitamento Materno e Alimentação Saudável no SUS – Amamenta e Alimenta Brasil.

A iniciativa é voltada para profissionais da Atenção Básica, que deverão levar os conhecimentos sobre o tema para as equipes de Saúde da Família do município, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos.

A atividade, que teve início nesta terça-feira, 19, está acontecendo no auditório da Vila do Artesão, até a sexta, 22, nos turnos manhã e tarde. Atualmente, Campina Grande possui apenas quatro tutores da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Com a oficina, outros 26 profissionais vão poder integrar a equipe municipal.

“Esses profissionais são a base da estratégia e devem apoiar o planejamento, o acompanhamento e fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável nas unidades”, explicou a técnica do Ministério da Saúde e uma das facilitadoras da oficina, Kátia Rospide.

Ela informou também que, durante as atividades desta semana, os futuros tutores vão realizar oficinas de trabalho em cinco UBS. A ideia é que eles possam discutir com as equipes de saúde a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável, além de planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância.

“Estamos trazendo as informações, mas serão eles que vão criar o próprio planejamento do município para esta estratégia, valorizando aspectos da realidade local, como culinária, por exemplo”, disse.

Segundo a secretária de saúde, Lúcia Derks, a formação dos tutores também complementa as estratégias do Plano Municipal de Assistência Obstetrícia e Neonatal – Projeto Bem-Me-Quer, criado este ano e que visa reduzir a mortalidade infantil no município.

“O leite materno é um alimento completo para o bebê e funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. A amamentação também traz benefícios para a mãe, reduzindo o risco de câncer de mama e de ovário”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO