lucia_derks

Ano letivo dos médicos residentes da PMCG começa sexta-feira

lucia_derksNuma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal de Campina Grande, serão iniciadas nesta sexta-feira, 07, as atividades acadêmicas dos dezessete médicos residentes da Secretaria de Saúde do Município. Os profissionais terão como espaço de aprendizagem os hospitais públicos municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além de ampliar o número de profissionais nos serviços, a proposta é formar mão de obra qualificada em áreas essenciais para a saúde pública na cidade.

As primeiras turmas de residências médicas da Secretaria Municipal de Saúde estão divididas nas especialidades de medicina de família e de comunidade, ginecologia/obstetrícia, pediatria e neonatologia. Os médicos aprovados passaram por um processo seletivo, realizado no mês passado, em parceria com a Comissão de Processos Vestibulares – Comprov, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Segundo a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, o processo de elaboração e implantação do Programa Municipal de Residência Médica teve início no ano passado e contou com a participação dos servidores. “Conversamos democraticamente com representantes das categorias da saúde no Município, identificando as necessidades de cada área. Em seguida, levamos a proposta ao Ministério da Saúde, que enviou técnicos para avaliar nossos serviços e aprovou o custeio das vagas de residências para Campina”, relatou.

Ainda de acordo com a secretária, com o Programa de Residências Médicas, o Hospital da Criança e do Adolescente e o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea irão receber incentivos de R$400 mil para investimentos em auditórios, salas de estudos e bibliotecas para os médicos residentes. “Com a adesão ao programa, garantimos o custeio mensal de R$8 mil para cada vaga de residência”, assegurou.

Acolhimento – Na primeira atividade do ano letivo, os médicos residentes vão poder conhecer como está organizada a rede pública de saúde no município. A apresentação vai acontecer, nesta sexta, às 8h, durante um café da manhã com a participação do prefeito Romero Rodrigues e da secretária Lúcia Derks, no auditório do Hospital da Criança, na Avenida Floriano Peixoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOPO