Agentes de endemias vão participar de capacitação

dengueA Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande está realizando um curso de capacitação para os agentes de combate às endemias do município. A atividade, que acontece no auditório do Centro de Tecnologia e Educação (CTE), será realizada em três etapas até o dia 23 de agosto, sendo uma turma por semana. O objetivo é atualizar os 261 agentes sobre os processos de trabalho no controle das doenças endêmicas.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira, além das orientações para o combate às endemias, os agentes vão receber noções de Epidemiologia, Relações Humanas e Psicologia do Trabalho. Segundo a coordenadora, esta será a quinta capacitação deste ano realizada para a categoria.

“O processo de formação continuada era uma das reivindicações antigas dos profissionais e extremamente importante para o trabalho preventivo que estamos realizando em todos os bairros da cidade, a exemplo dos mutirões de combate ao mosquito da dengue”, explicou.

Rossandra disse ainda que os agentes de endemias também atuam no controle de doenças como a Leptospirose, Raiva, Doença de Chagas e aquelas provocadas pelos animais sinantrópicos (pombos e morcegos). “São doenças que estão sob controle porque existe prevenção, por isso é preciso atualizar os agentes sobre o manejo dos venenos utilizados no controle de pragas e, também, para que eles possam dar orientações corretas durante as visitas domiciliares”, explicou.

Segundo a coordenadora, o combate às endemias no município foi intensificado com a criação este mês da Equipe de Desinsetização, Burrificarão e Dedetização. “É um serviço a mais que a Secretária de Saúde incorpora ao controle das doenças endêmicas, mas é preciso sempre lembrar que a população também é a nossa maior parceira na prevenção das doenças”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO