Secretarias

Secretaria de Administração

Com princípios éticos e normas legais voltadas para o atendimento e satisfação do cliente interno e externo, a Secretaria de Administração possui como finalidade estruturar, dinamizar, coordenar e fiscalizar a política administrativa da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Através do desenvolvimento das atividades de forma continuamente mais ágil, menos onerosa e mais eficaz, a secretaria serve de referência para os demais órgãos municipais como provedora de atos e ações, contribuindo para a melhoria da prestação de serviço ao cliente cidadão, institucional e ao cliente servidor, este último, através de uma política de valorização continuada, por meio de melhorias nas condições de trabalho, salariais, entre outros benefícios.

Tendo como valores o gerenciamento eficiente dos atos e bens, o provimento dos meios para outras secretarias, transparência e eficiência nas ações, política de valorização, entre outros, a Secretaria de Administração, desta forma, torna-se o alicerce das demais secretarias, através da integração entre os setores e da imparcialidade no gerenciamento.

Secretaria de Administração (SAD)
Avenida Floriano Peixoto, 692 – Centro
Telefone: 3341-1392

Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande tem a responsabilidade de gerir a educação do Município e desenvolver o seu padrão de ensino. Além disso, também é dever do órgão ofertar educação infantil em pré-escolas, escolas e creches, atendendo alunos com programas de alimentação e material didático-escolar, promovendo cursos de qualificação profissional e realizando programas de ações culturais.

Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande
Rua Paulino Raposo, 347, São José, Campina Grande – Paraíba.
CEP:58.400-358 – Tel:3322-5503

Secretaria de Saúde

A secretaria de saúde tem como finalidade garantir a qualidade de vida do cidadão, no que diz respeito à atenção integral à saúde individual e coletiva. Tem como função normativa de saúde pública; a promoção de serviços de assistência médica, hospitalar e odontológica; a execução de ações pertinentes ao desenvolvimento da educação sanitária e do serviço social da saúde; o gerenciamento do Sistema Único de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde e o desenvolvimento de outras atividades relacionadas que venham a ser atribuídas.

Secretaria de Saúde
Endereço: Avenida Assis Chateaubriand, 1376 – Liberdade
telefones: 3315-5100 / 3315-5103

Secretaria de Cultura

A Secretaria Municipal da Cultura foi criada pelo Prefeito Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto, através da LEI COMPLEMENTAR Nº. 055, ART. 29. Tem como finalidade formular e implementar políticas públicas com vistas a incentivar a produção artística e a diversidade cultural, a preservação do patrimônio cultural e a garantia de acesso aos bens culturais.

ATRIBUIÇÕES DO ÓRGÃO:

Valorização das atividades culturais, como força dinâmica da vida social e fator de bem-estar individual e coletivo;
Inclusão cultural através da popularização das artes e da cultura;
Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural, em parceria com a União, com o Estado e com o setor privado;
Integração da cultura com as políticas públicas de educação, ambiente, turismo, ciência e tecnologia, geração de emprego e renda e de inclusão social, sem a perda de critérios técnicos específicos de cada área;
Intercâmbio com as universidades, visando a intensificação da vida cultural, da pesquisa, da extensão e ensino;
Incentivos ao levantamento dos espaços para a cultura;
Criação do Conselho de Cultura;
Intercâmbio cultural com as Cidades Pólo do Compartimento da Borborema;
Fomento às atividades comprometidas com o caráter sócio-pedagógico e cultural da cultura popular.
A Secretaria de Cultura é composta das seguintes unidades administrativas:

I. Secretaria;

II. Secretário Adjunto;
III. Assessoria Técnica;
IV. Diretoria de Administração e Finanças.
a) Gerência de Contabilidade e Orçamento;

b) Gerência de Projeto, Convênios e Contratos;

c) Gerência do Teatro Municipal Severino Cabral;

d) Gerência dos Museus e Bibliotecas Municipais;

e) Gerência do Centro Cultural e do Teatro Rosil Cavalcante.

Secretaria da Cultura (SECULT)
Antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand
Telefone: 3322-8699

Secretaria de Finanças

A Secretaria de Finanças tem como finalidade a gestão da Receita Tributária Municipal e a gestão da despesa pública, com o objetivo de garantir a integridade e a sustentabilidade das finanças municipais, por meio do planejamento e do controle econômico, do equilíbrio financeiro, da potencialização, da arrecadação tributária eficiente e da captação externa de recursos.

Secretaria de Finanças

Avenida Floriano Peixoto, 692 – Centro

Telefone: 3310-6083

Secretaria de Planejamento

A Secretaria de Planejamento articula integração entre as demais secretarias e órgãos municipais para implementação e cumprimento das ações estabelecidas pela PMCG, de modo a acompanhar as ações do governo, planejar intervenções urbanísticas, habitacionais e ambientais. È responsável também por ações de governo destinadas a pensar o município de Campina Grande, mantendo as vocações próprias de crescimento da cidade por padrões mais eqüitativos e democráticos.

Para isso, a SEPLAN desenvolve estudos,diagnósticos e projetos com vistas a acompanhar os diferentes usos da cidade relacionando-os a um planejamento e gestão do urbano que incida sobre a inclusão territorial e a melhoria do ambiente urbano,de forma a ampliar o processo de planejamento por uma visão sistêmica que considere a diversidade de territórios no espaço da cidade, referentes a temas tais como: uso e ocupação do solo, zoneamento, sistema viário,redes de transportes, dados demográficos e socioeconômicos, infra-estrutura urbana e equipamentos sociais.

 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO (SEPLAN)

Av. Floriano Peixoto, 1726 – Santo Antônio

Telefone: 3310-6283

Secretaria de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social tem a função de desenvolver políticas públicas voltadas para a área social com famílias, sobretudo aquelas que estejam em situação de vulnerabilidade com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

A pasta também te o intuito de oferecer assistência as famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social, através de programas sociais.

Secretaria de Assistência Social

Endereço: Rua Coronel Salvino de Figueiredo, 310 – Centro
Telefone: 3310-6275

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) desenvolve uma política administrativa que direciona significativos investimentos para o progresso econômico de Campina Grande. Organizada em três Coordenadorias- Coordenadoria de Turismo (Codemtur), Coordenadoria de Eventos e Coordenadoria de Desenvolvimento Local, a Secretaria busca parcerias públicas e privadas para desenvolver as potencialidades econômicas da cidade, trabalha na atração de grandes empresas que resultam na geração de emprego e renda para a população, administra os mercados Arcca Titão e Arcca Catedral, fomenta o turismo através da realização de eventos de grande valor cultural, além de apoiar e incentivar eventos institucionais.

Dentre os eventos diretamente organizados pela SEDE estão o Maior São João do Mundo e o Natal dos Sonhos. O Carnaval Tradição, Encontro da Nova Consciência, Encontro da Consciência Cristã, Crescer, Amigos da Torah e o MIEP – Movimento da Integração Espírita contam com apoio significativo da SEDE para suas realizações.

Ao longo dos últimos sete anos, a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico resultou na vinda de vários novos empreendimentos para o município e provocou expressivo reconhecimento nacional do bom momento econômico da cidade Rainha da Borborema. Campina Grande ganhou destaque na revista Você S/A entre as 100 melhores Cidades do País para se fazer carreira, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta a cidade como ‘A Melhor do Interior Nordestino para Trabalhar’, também foi eleita a ‘Cidade Mais Dinâmica da Paraíba’ pelo jornal Gazeta Mercantil. O jornal Folha de São Paulo destacou o poder de atração do grande varejo para a cidade, e colocou o município entre as maiores taxas de expansão do poder de consumo. O Instituto de Estudos Metropolitanos (IEME) divulgou um onde foi detectado que o índice de potencial de consumo de Campina é o maior do interior do Nordeste. Já a revista Veja previu que Campina será ‘Metrópole do Futuro’.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Rua Treze de Maio, 329- Centro
Edf. Work Center – 1ºandar
Telefone: (83) 3310-6311

Secretaria de Obras

Visando proporcionar o bem-estar e conforto a população campinense, a Secretaria de Obras consiste principalmente no desenvolvimento e execução de projetos que possam garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

A Secretaria de Obras é responsável pela construção, reformas e recuperação de bens e prédios públicos; além da realização de drenagem; pavimentação em paralelepípedos e pavimentação asfáltica, a recuperação de ruas, avenidas e vias públicas; além de operações tapa-buracos, dentre outros serviços.

Além destas funções também cabe ao órgão a fiscalização de licença de construção, reformas, acréscimos e habite-se de imóveis e/ou prédios públicos e privados da cidade, além de embargos, notificações, alvarás de localização de funcionamento e legalização de obras.

Secretaria de Obras

Rua Treze de Maio, 329- Centro
Edf. Work Center – 5ºandar
Telefone: 3310-6112/33106113

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente

A Secretaria Serviços Urbanos e Meio Ambiente tem como finalidade promover o desenvolvimento urbano, de forma direta ou por meio de serviços terceirizados, de forma a garantir os serviços urbanos essenciais, bem como formular, planejar e implementar a Política Municipal de Meio Ambiente, através da utilização do Código do Meio Ambiente de Município.

A Secretaria é responsavel pela manutençao e organização de Praças, Cemitérios, mercados, feiras, canais, galerias, além de toda a limpeza urbana (Varrição, Capinação, Catação, Resíduos Sólidos – domiciliares, Entulhos, Remoção de Podas, dentre outras).

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente é composta das seguintes unidades administrativas:

I
I. Secretaria;
II. Assessoria Técnica;
III. Diretoria Administrativa;
IV. Diretoria de Limpeza Urbana
a) Gerência de Coleta e Tratamento de Lixo;

b) Gerência de Capinação e Varrição;

c) Gerência de Limpeza de Galerias, Canais e Malha Viária.

V. Diretoria de Fiscalização e Serviços;
VI. Diretoria de Manutenção de Serviços
a) Gerência de Manutenção de Cemitérios;

VII. Diretoria de Manutenção de Feiras e Mercados:
a) Gerência de Manutenção da Feira Central;

b) Gerência de Manutenção do Mercado “Feira da Prata”;(NR)

VIII. Coordenadoria de Meio Ambiente
a) Gerência de Mobilização e Educação Ambienta;

b) Gerência de Fiscalização e Controle Ambiental:

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS E MEIO AMBIENTE
Telefone: 3310-6115
Rua Treze de Maio, 329 Centro

Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como finalidade promover o fortalecimento do patrimônio científico e tecnológico do Município, competindo-lhe executar as funções de planejamento, implementação, coordenação, supervisão e controle da política municipal de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, bem como promover e apoiar ações e atividades de incentivo à pesquisa científica, à criação de tecnologia adequada à região, à inovação tecnológica e ao ensino técnico, tecnológico e profissionalizante, visando o desenvolvimento local sustentado e com inclusão social.

As ações são direcionadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, que atua com parcerias em áreas extremamente definidas como:

Inclusão digital;
Inclusão em Tecnologia Assistiva;
Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia
Arranjo Produtivo Local;
Centro Vocacional Tecnológico;
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é composta das seguintes unidades administrativas:

I – Secretaria;

II – Diretoria Administrativa e Financeira;

III – Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação:

a) Gerência de Apoio à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico e Inclusão Social;

b) Gerência de Eventos, Educação Científica e Inclusão Digital Social;

c) Gerência de Estudos, Projetos e Relações Institucionais.

SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Museu Vivo da Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcante
Rua Santa Clara, às margens do Parque do Açude Novo.
TELEFONE: 3342-1099

Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer tem o objetivo formular, planejar e implementar a Política Municipal de Esporte e Lazer, coordenando as ações dela decorrente, além de gerir e articular as políticas direcionadas aos jovens dentro do governo e junto à sociedade.

A SEJEL tem também a responsabilidade de gerir os espaços de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Campina Grande, como:

– Parque da Criança;

– Complexo Esportivo O MENINÃO;

– Vila Olímpica Plínio Lemos.

SECRETARIA DE ESPORTE JUVENTUDE E LAZER (SEJEL)

Av. Floriano Peixoto – 1222, 1 Andar
Tel: 3341-5400/3341-5182

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