Ação com idosas marca primeiro dia do Outubro Rosa

saudeNa primeira atividade da campanha Outubro Rosa em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde dedicou a manhã desta terça-feira, 01, para orientar idosas do município sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A ação aconteceu no Parque da Criança, durante as comemorações do Dia Nacional do Idoso, realizado pela prefeitura. Na abertura do evento, os participantes soltaram 500 balões na cor rosa para simbolizar o início da mobilização na cidade, que vai durar o mês inteiro.

Dona Maria do Livramento, 65 anos, que mora no bairro da Bela Vista, acordou cedo e fez questão de participar da atividade no parque. Ela ouviu atentamente as orientações da equipe de profissionais da saúde e garantiu que vai procurar uma unidade básica para solicitar a mamografia ainda esta semana. “É importante se prevenir porque, às vezes, a gente fica com medo, mas se precisar fazer algum tratamento, quanto mais cedo começar, mais chance de curar o câncer”, reconheceu.

Assim como dona Maria, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos. No entanto, a gerente municipal de atenção básica, Ilka Nunes, lembra que a prevenção do câncer de mama começa mais cedo. “A partir dos quarenta anos, a mulher deve fazer o exame clínico da mama uma vez por ano. Para isso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de casa e se informar”, explicou.

Segundo a gerente, durante o Outubro Rosa, todas as unidades de saúde vão realizar atividades preventivas. Os Centros de Saúde também terão programação especial, com palestras, oficinas e mutirão de exames. “Até o mês de julho deste ano, fizemos pouco mais de 4,4 mil mamografias. A nossa proposta é fazer duas mil somente no Hospital Municipal Pedro I durante o mês da campanha”, assegurou.

Irreverência – Para chamar a atenção dos participantes do evento realizado no Parque da Criança, a Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher montou um estande diferente. Em volta da tenda foi instalado um painel com sutiãs cor-de-rosa. A ideia agradou quem passou pelo local. “Foi gratificante porque todo mundo quis tirar uma fotografia. O painel foi uma forma que encontramos para mostrar que a mulher deve tirar o medo do armário e fazer o exame preventivo do câncer de mama”, disse a coordenadora Marli Castelo Branco de Melo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO