Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será no Isea 

COORDENADORA_BANCO_LEITECom o tema “Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno”, começa nesta quinta-feira, primeiro de agosto, a XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em Campina Grande, a abertura das atividades da mobilização, que segue até o próximo dia 09, começarão às 14horas no Instituto Elpídio de Almeida – Isea. A solenidade vai contar com a participação de doadoras do Banco de Leite Humano da maternidade, gestantes e lactantes. O objetivo da campanha é estimular o aleitamento materno e orientar a população sobre os benefícios da amamentação para mães e bebês.

Durante a Semana de Aleitamento, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar diversas atividades educativas no Isea e nas maternidades da Clipsi e da FAP. Os profissionais da saúde das três casas de partos também vão participar de uma oficina sobre o manejo clínico em aleitamento materno. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão acontecer rodas de conversas com a comunidade para tirar dúvidas das gestantes e incentivar a amamentação.

Na programação, ainda está prevista a realização do “Mamaço” na Unidade Mista de Galente, no dia 06 de agosto. A proposta é reunir as mães do Distrito que estão amamentando para que elas possam incentivar as gestantes e futuras mamães e alertar da importância do aleitamento materno. Outras ações como esta também vão acontecer na Praça da Bandeira e na Clipsi, nos dias 02 e 06, respectivamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite é um alimento completo. Portanto, até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento, como chá, água, suco ou outro leite. Após os seis meses é que a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. A recomendação é que o bebê possa ser amamentado até dois anos ou mais.

Benefícios do Aleitamento Materno

Benefícios para o bebê

– O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele;
– Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças;
– Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho;
– A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê;
– Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Benefícios para a mãe
– Reduz o peso mais rapidamente após o parto;
– Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto;
– Reduz o risco de diabetes;
– Reduz o risco de câncer de mama e de ovário;
– Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses, desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO